Ciriguela (Spondias purpurea)

CeriguelaCiriguela (Spondias purpurea) é uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Originária das Américas Central e do Sul é bastante comum no nordeste do Brasil.

A ciriguela encontra-se no sul do México, na América Central, nas Antilhas e no Brasil (cerrado e caatinga), do nível de mar até os 1 200 metros de altitude. Ocorrem exemplares dessa árvore em cidades dos estados brasileiros do Rio de Janeiro, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, de São Paulo e do Espírito Santo, onde é utilizada no paisagismo. Há diversos exemplares da fruta vermelha em chácaras do distrito federal brasileiro. A região sul do estado do Ceará é, hoje, o maior produtor de ciriguela do Brasil.

O fruto de cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Pesa entre quinze e vinte gramas. A camada de polpa é fina, com cerca de três milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecida com o cajá, mas, ao contrário desse, é bastante doce.
O seu consumo é feito de diversas formas, desde in natura até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro. A ciriguela possui, ainda, vitaminas A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência e diminuição dos glóbulos brancos.