Jabuticaba - Uma Fruta Brasileira

JabuticabaA jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica, com porte de até 10 m de altura, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro e as folhas, simples, tem até 7 cm de comprimento. Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores e os frutos crescem em aglomerados no tronco e ramos.

Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.
É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil colônia, em pomares domésticos.

Formas cultivadas
jabuticaba-açu-paulista: frutos grandes de sabor levemente adstringente, consumidos "in natura"
jabuticaba-ponhema: muito produtiva, frutos grandes ligeiramente amargos,usada na produção de geléia
jabuticaba-precoco: frutificação freqüente, frutos pouco resistentes, com casca muito fina
jabuticaba-vermelha: porte baixo, frutos vermelho-vinho

altComponentes
Ferro
Fósforo
Vitamina C
Boas doses de niacina uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas.
Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul arroxeada da jaboticaba.

Ocorrência
Ocorre na América do Sul, na Bolívia, Brasil e Paraguai, e na América Central, em Honduras e El Salvador.
No Brasil, é encontrada em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.

Usos
Ornamental, ideal para paisagismo, recomendada para alamedas e caminhos, além de atrair a avifauna.

Usos medicinais
A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma.

Suco
O suco extraído da jabuticaba é culturalmente chamado em Minas Gerais de "jabuticabada", nome que já se espalhou por todo o Brasil. A famosa jabuticabada era usada por muitas tribos indígenas para alimentar principalmente gestantes, por ser rica em ferro.

Cultivo em pequena escala
O cultivo de enxertos é mais simples que desde a semente. Plantas enxertadas requerem manutenção cuidadosa e vivem menos tempo, embora produzam mais jovens.
A taxa de germinação das sementes de jabuticaba é baixa. A planta jovem precisa ser mantida em ambiente semi-sombreado nos primeiros meses de vida.
É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos. Entre-safras é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita.
Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.