Flamboyant

A ''''Delonix regia'''', também conhecida por flor-do-paraíso, pau-rosa, flamboyant e acácia-rubra, é uma árvore da família das leguminosas (Fabaceae). É nativa da ilha de Madagascar, no continente africano.
Embora esteja ameaçada de extinção no estado selvagem, é muito utilizada pelo seu valor ornamental.
Adaptou-se muito bem em toda a América tropical, sendo muito vulgarizada nas ilhas do Caribe. No Brasil é usada na arborização  de ruas e praças.

Apesar de ser muito ornamental devido as suas belíssimas flores, seu uso na arborização urbana fica recomendado apenas a parques e grandes espaços, devido a sua altura média de (7 a 10 m) e suas raízes muito superficiais e danosas, essas destroem
as calçadas ao seu redor. Uma boa opção é plantar o flamboyanzinho que é também bastante ornamental mas com um porte menor e sem o problema com as raízes.
Suas folhas são caducifólias, medem em média (30 a 60 cm) de comprimento, são pecioladas (haste) e revestidas por pêlos finos e curtos, são recompostas com foliólulos pequenos medindo de (1 a 1,5 cm) de comprimento, e caducos (decíduos), a sua copa tem um formato largo (oblongo), seu crescimento é relativamente rápido. Suas flores são majestosas e de cor vermelha-alaranjada ou amarelas, essa possui em cada flor 5 pétalas sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou laranjando sobre um fundo branco com bordas avermelhas e 5 sépalas, a época de floração é de outubro a dezembro, o seu fruto é do tipo vagem, conhecido também como legume, sua coloração é castanho escuro, possui tamanho avantajado e permanece na árvore por mais de seis meses, e sua semente é dura, alongada, com (1,70 cm) em média, não ultrapssa de dois cm de comprimento e sua coloração é castanho claro.